Receber Seguro Desemprego Prejudica Aposentadoria?

Seguro desemprego pode ser acumulado com aposentadoria?

Alguém que é aposentado não pode receber ao mesmo tempo seguro-desemprego e outros benefícios da previdência social.

Não é cumulável com a aposentadoria:

receber-seguro-desemprego-prejudica-aposentadoria

O aposentado por invalidez ou especial também não recebe seguro desemprego. Desse modo, receber seguro desemprego prejudica a aposentadoria. Isso porque há o cruzamento de informações entre a Caixa Econômica, que paga o seguro desemprego, e o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Se a pessoa recebe seguro desemprego e vai se aposentar, a Caixa bloqueia o pagamento do seguro, logo após a confirmação da aposentadoria.

Quais benefícios do INSS são cumulados com a aposentadoria?

Apenas os seguintes benefícios do INSS são cumuláveiscom a aposentadoria, como pensão, auxílio reclusão (porque é destinada à família do preso e não ao preso) e o auxílio-acidente, para quem sofrer acidentes de trabalho.

Isso porque esses benefícios não substituem o salário do trabalhador, mas sim são apenas auxílios adicionais.

aposentado-pode-receber-seguro-desemprego

Uma dúvida bastante comum é se aposentado tem direito de receber o seguro desemprego, confira mais detalhes acessando: https://segurodesemprego.com.br/aposentado-tem-direito-a-seguro-desemprego.htm

Pensão por morte

A pensão por morte é cumulada com aposentadoria porque se destina ao pagamento da família de quem morreu. Assim, a previdência exige que o falecido tenha contribuído no mínimo determinado tempo, que é de 12 a 36 meses, mas que depende do caso concreto, ou seja, de caso a caso.

Auxílio-reclusão

O auxílio reclusão, diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, é destinado à família dos presos, durante o tempo em que estes ficarão presos, e desde que a empresa onde trabalhavam não pague salário, que eles não estejam recebendo auxílio doença, aposentadoria ou outro benefício chamado de permanência. Ademais, o beneficiário deve ter contribuído com o INSS e não pode pagar ao INSS mais do que pouco mais de R$ 600.

Confira:  FGTS Extrato 2018

Auxílio-acidente

Terão direito ao auxílio acidente aquele que sofre algum acidente que deixa a pessoa com sequelas que diminuem o potencial de trabalho de uma pessoa, mas que mesmo assim não gerarão, por exemplo, aposentadoria por invalidez. Ou seja, quem recebe auxílio acidente pode trabalhar em outro tipo de atividade. Com a aposentadoria o auxílio acidente deixa de ser pago ao aposentado comum. Só poderão receber auxílio acidente, empregado, trabalhadores avulsos e segurados especiais.

Tirou todas as suas dúvidas se aposentado pode receber seguro desemprego? Como vimos, aposentado não pode receber seguro desemprego, porque um dos requisitos para que alguém receba seguro desemprego é a falta de outra renda que possibilite a subsistência de uma família.

Assim, se o aposentado tem a renda, que é a aposentadoria, mesmo que volte a trabalhar para complementar a renda e acabe perdendo o emprego, não terá direito ao seguro desemprego.

Se você é aposentado e precisa continuar trabalhando, também terá que pagar INSS e imposto de renda, normalmente. Infelizmente, a melhor ideia é poupar ao máximo, para que você consiga manter o seu padrão de vida de forma razoável caso você venha a perder o seu emprego e tenha apenas o dinheiro da aposentadoria para sobreviver.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *