SUS: Remédios Gratuitos Posto de Saúde, Farmácia Popular

Farmácia Popular Remédios Gratuitos

Conforme dispõe a nossa Constituição Federal, todos os cidadãos brasileiros têm direito à uma prestação de saúde digna. Ainda que muitas pessoas reclamem, o SUS tem um dos sistemas mais completos do mundo. Acredite: em alguns países que considerados de “primeiro mundo” a prestação da saúde não é tão completa como no território nacional brasileiro.

sus-remedios-de-graca-postos-de-saude

Mas o que nem todo mundo sabe que é possível conseguir remédios gratuitos no Posto de Saúde ou até mesmo em farmácias conveniadas ao SUS.

Remédios gratuitos SUS

O SUS oferece uma ampla gama de remédios gratuitos, como analgésicos, anti-inflamatórios, para o coração, hipertensão, tuberculose, anticoncepcionais e muitos outros.

Ainda, o SUS também disponibiliza (mesmo que nem sempre seja tão fácil de conseguir isso, muitas vezes dependendo de ação judicial) remédios para tratamentos especiais, como para pessoas com câncer, AIDS etc. Esses são tratamentos que geralmente custam bem caro e que a maioria dos brasileiros não terão condições de arcar.

Desse modo, por meio do Ministério da Saúde, o Governo Federal disponibiliza diversos medicamentos gratuitamente, no Portal da Saúde você confere mais detalhes: portalsaude.saude.gov.br

Lista de medicamentos gratuitos SUS

A lista de medicamentos gratuitos do SUS é chamada de Rename – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. Na verdade, essa não é uma listagem padronizada. Cada região do país sofre muitas vezes com problema de saúde diferentes. Por exemplo, medicamentos para febre amarela não serão tão solicitados no sul do país como no norte.

Como receber remédio de graça no posto de saúde?

Para que você tenha direito ao remédio de graça no posto de saúde, é essencial que você seja atendido por um médico do SUS, em uma unidade de saúde. É totalmente exigido que os beneficiários dos medicamentos grátis façam um cadastro na Secretaria da Saúde do seu Estado.

Confira:  Cheque Moradia 2018 - Inscrição

Assim, você precisará apresentar:

  • Receita expedida por médico do SUS
  • Receita contendo princípio ativo e não o nome de alguma marca de remédio.

Mas se você precisa de remédios especiais de graça, o procedimento é mais burocrático, até porque eles são bem caros. Leve, nesse caso, cópia do RG, CPF, comprovante de residência, receita médica, laudos clínicos. Se a pessoa que precisa do medicamento não puder se locomover, por exemplo, pode enviar outra pessoa usando uma procuração.

Ainda, é necessário que o remédio especial esteja constando na lista de medicamentos oferecidos pelo Governo.

Depois disso, o prazo para receber os medicamentos de graça no posto de saúde é de até 30 dias do pedido.

farmacia-popular

Qual a diferença entre remédio de graça e o farmácia popular?

No programa farmácia popular, tanto pessoas que foram atendidas pelo SUS ou por médicos particulares poderão pegar medicamentos mais baratos desde que com receita médica. Qualquer farmácia que tenha cartazes do farmácia popular pode lhe entregar a medicação, desde que você apresente cópia dos seus documentos de identificação.

É possível que você encontre remédios para hipertensão e diabetes de graça no programa farmácia popular.

Tirou todas as suas dúvidas? Se ainda persistir alguma, entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu Estado e pergunte sobre os medicamentos gratuitos liberados. Saiba mais acessando o site www.farmaciapopular.net

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *