Tempo de serviço INSS – Simulação

Simulação de tempo de serviço no INSS

Já cumpriu o tempo de serviço do INSS de 35 para homem e 30 anos para mulher, mas tem dúvida se realmente pode tirar a aposentadoria? Saiba que é possível online fazer a simulação do tempo de serviço no INSS para tirar a aposentadoria assim como outros benefícios do INSS.

O DATAPREV (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência) é o sistema onde a Previdência disponibiliza aos beneficiários contribuintes possam simular os valores de futura aposentadoria.

O salário da aposentadoria varia de acordo com o trabalho de cada beneficiário e há diversos tipos de aposentadoria, mas as que são resultantes do tempo de continuação são as que beneficiam aqueles que contribuíram 30 e 35 anos.

A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser integral ou proporcional. Para a aposentadoria proporcional o beneficiário tem que cumprir os requisitos de tempo de contribuição mínimo para esse benefício e idade mínima. Para os homens requerem a aposentadoria proporcional, a idade mínima é de 53 anos e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

Já para as mulheres, estas têm direito a aposentadoria proporcional com idade mínima de 48 anos e 25 anos de contribuição no mínimo. Para ambos é necessário também o tempo mínimo de carência que é de 180 contribuições mensais e que dão direito ao benefício de aposentadoria.

Já a aposentadoria integral é aquela que o contribuinte atende todos os requisitos para essa aposentadoria, como tempo de contribuição de 35/30 anos e idade de 65/60 anos (sendo que essa idade é reduzida para 5 anos no caso do segurado trabalhador rural e professor).

Uma observação quanto ao benefício de aposentadoria é que uma vez concedido e recebido o primeiro pagamento, sacar o PIS, PASEP é irrenunciável a aposentadoria, ou seja, impossível desistir da aposentadoria. Por isso, é importante saber exatamente se vale à pena tirar a aposentadoria e se é o momento adequado, sendo os simuladores de aposentadoria do INSS uma ferramenta bastante útil para mensurar isso.

Para fazer a simulação de aposentadoria e tempo de Serviço do INSS acesse o seguinte link do site da Previdência: www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=380.

Está sofrendo com a menopausa? Acabe com o calorão, insônia e irritação, alivie todos os sintomas.

Como não ter as pernas amputadas por causa do diabetes. Aprenda a dominar o diabetes

Truque para perder a barriga, perder peso e eliminar a pelanca, comece já a perder peso

98 Comentários em “Tempo de serviço INSS – Simulação

  1. Tenho 47 anos, trabalhei em firmas privadas que no total dá mais ou menos 11 anos de contribuição e estou a 17 anos como funcionaria efetiva da prefeitura de Campinas. Gostaria de saber quanto tempo ainda tenho que trabalhar para poder aposentar integral.

  2. ja trabalhei de carteira assinada em uma firma depois de alguns anos fui mandado em embora parei de contribuir e agora estou com câncer o que eu tenho que fazer para me aposentar nesse caso.

  3. Gostaria de saber quanto tempo ja contribui equanto tempo falta comecei a trabalhar desde 1987 meu cpf 893135697-87

  4. francisco cardoso barros ola boa tarde tenho 54 anos ,eu ja trabalhei de 1979 a 2014 empregado de carteira assinada e gostaria de saber quanto tempo tenho de contribuição e quanto tempo falta para me aposentar eu trabalho de eletrecista recebo periculosidade de 1994 a 2014 por favor gostaria de receber a resposta ficareia aguardando a resposta.obrigado

  5. boa noite tenho 48 anos so contribuinte desde de 87 parei de contribuir por alguns tempo qual o tempo previsto para minha aposentadoria.

  6. gostei muito da simulaçao traz uma noçao de qual rumo seguir na busca da sonhada aposentadoria e em qual data sera mais adequada

  7. Tenho 62 anos paquei INSS por 17 anos gostaria de saber se posso aposentar grato

  8. De contrubuição tenho 30 anos e 52 anos de idade, quando poderei aposentar ?

  9. Tenho 26 anos de contrubuição, 50 anos de idade. Gostaria de saber se já posso dar entrada na minha aposentadoria mesmo não sendo integral ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *