Tirar Dúvidas Perito Médico INSS

Perito Médico INSS Tirar Dúvidas

Diversos benefícios relacionados a algum tipo de incapacidade como auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez, dentre outros, são rotina comum no INSS.

Muitas vezes, as dúvidas das pessoas sobre perícia do INSS são simples. Mas cada caso é um caso e tudo vai depender da hipótese específica. E em alguns casos, muitos problemas acontecem porque as pessoas não foram fazer perícia bens instruídas. Assim, acompanhe o artigo e tire suas dúvidas sobre perito médico INSS.

perito-medico-inss-tirar-duvidas

Dicas para perícia INSS

Alguns dos problemas mais graves acontecem, como mencionamos, por ausência da realização de pequenos detalhes por parte do beneficiário. Tudo fará diferença. Desde a hora em que a pessoa agenda a perícia.

Sempre prefira agendar a perícia INSS pelo telefone 135. Pelo telefone, você terá certeza de que a perícia será realmente marcada. Já pessoalmente, não são raras as vezes que a perícia do INSS é desmarcada ou acontecerem erros.

No dia em que for fazer perícia do INSS, sempre peça um comprovante. Qualquer coisa é válida. Porque infelizmente é comum que os peritos do INSS desmarquem perícias alegando que o beneficiário não foi no dia agendado.

Sempre leve documentos que comprovem a doença ou incapacidade, sempre todos recentes, de até 3 ou 4 meses, além de documentos de hospitais, exames etc.

Também deverá ter em mãos a carteira de trabalho e comprovante de recolhimento do INSS. Confira também o valor das contribuições. Há pessoas que acabam recebendo menos depois da perícia INSS.

Como funciona a perícia do INSS?

A perícia do INSS, inicialmente, serve para auxílio doença. Contudo, caso a doença permaneça, você será aposentado por invalidez (se for uma doença muito grave e incapacitante). Ou, ainda, caso tenha sofrido acidente de trabalho que seja parcialmente incapacitante, mas consiga trabalhar, lhe será pago o auxílio acidente.

Confira:  Reclamações Previdência Social atendimento INSS

Se o perito lhe atender mal, nunca deixe de reclamar com o chefe da agência. Se o médico não lhe examinar, reclame também. Caso o perito peça para ver partes do seu corpo, não deixe. Você pode negar. Isso pode facilitar para você no futuro.

pericia-medica-dicas-duvidas

Quando sai o resultado da perícia do INSS?

O resultado da perícia INSS fica pronto no próximo dia útil depois da perícia. Você pode ver o resultado do perito online, pelo site do INSS ou até mesmo indo na agência.

Perícia negada: o que fazer?

Caso a perícia do INSS seja negada, você pode recorrer em até 30 dias da decisão. Não deixe de recorrer e, se for preciso, procure um advogado especialista em Direito Previdenciário. Caso o recurso seja negado, não deixe de procurar seus direitos e contestar perícia INSS no Poder Judiciário.

Trata-se caso de processo de competência da Justiça Federal, pois você estará processando o INSS. Muitas pessoas conseguem reverter o resultado da perícia do INSS por conta da perícia judicial, que é desvinculada do INSS.

Esperamos que você tenha tirado todas as dúvidas sobre perícia do INSS. Caso tenha restado alguma, entre em contato com o INSS pelos canais de atendimento.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *