Trabalhador Desempregado Contribuição INSS

Contribuição INSS Trabalhador Desempregado

Quem está desempregado pode pagar INSS para não ficar descoberto dos eventuais benefícios que esse tipo de pagamento pode te proporcionar, como auxílio doença, auxílio reclusão, aposentadoria e muito mais.

trabalhador-desempregado-contribuicao-inss

Desempregado pode pagar INSS

Desempregado pode fazer o pagamento do INSS. Para que isso aconteça, é possível que o trabalhador se inscreva como segurado facultativo. O seguro obrigatório, de outro lado, é aquele que trabalha com carteira assinada ou que a lei prevê como obrigatório.

E é possível sim desempregado pagar INSS e continuar coberto pelos benefícios. No entanto, há algumas formas de pagar INSS para desempregado, como veremos adiante.

Isso é muito importante para que você possa se programar e verificar as vantagens de pagar INSS para trabalhador desempregado.

Veja abaixo os planos INSS para quem perdeu o emprego.

Planos INSS para desempregados

Há diversos planos INSS para desempregados. Um deles exige o recolhimento de 20% do salário do segurado. Quanto maior o valor pago ao INSS, maior fará diferença na aposentadoria depois.

Também é possível optar pelo plano simplificado, que se trata de 11% do salário mínimo, mas não dá direito à aposentadoria por tempo de serviço.

Como desempregado paga INSS?

Para pagar INSS desempregado, o interessado pode expedir a guia GPS no site do INSS. Se não tiver o número do PIS em mãos, deve fazer a inscrição pelo telefone 135 ou no site do INSS.

Contribuindo com o INSS, o desempregado terá direito a aposentadoria e outros benefícios da Previdência Social. Essa pode ser uma grande ajuda em tempos de aperto e pode realmente garantir uma pequena renda futura, mesmo se você tiver outra fonte de renda.

Confira:  INSS em Atraso

A data de vencimento para trabalhador desempregado pagar contribuição do INSS é em cada dia 15. Se não houver expediente bancário, há a prorrogação do prazo para o próximo dia útil.

trabalhador-desempregado-direitos-inss

Confira: Benefícios do INSS para desempregados

Cálculo contribuição trabalhador desempregado

O cálculo da contribuição do trabalhador desempregado INSS pode ser feito no site do INSS. É possível também pedir carnê de pagamento, o qual pode ser encontrado em diversos tipos de comércios.
A guia pode ser paga em agências bancárias ou nas lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Vale a pena pagar INSS desempregado?

Se você não tiver uma poupança, rendimentos ou um valor reservado, pode ser interessante pagar o INSS desempregado, para que possa ter alguma cobertura no futuro, caso venha a precisar. Se você estiver recebendo seguro desemprego e pretende voltar a trabalhar nos próximos meses, não faz tanta diferença deixar de contribuir, agora para longos períodos sem trabalhar, é muito importante a contribuição para não atrasar sua aposentadoria no futuro.

Entretanto, se você tem uma previdência privada, por exemplo, é bom avaliar se é mais vantajoso aplicar o dinheiro em outro lugar, especialmente se a margem de contribuição for alta no seu caso. Também verifique se pretende atuar com carteira assinada, pois pode ser vantajoso permanecer pagando o INSS nesse caso.

Se você tem dúvidas sobre pagar INSS desempregado, não deixe de entrar em contato com a previdência social em seus canais de atendimento, como telefone 153 INSS, Portal Meu INSS (app), site da Previdência Social ou agende um atendimento para comparecer pessoalmente no INSS.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *