Vagas de Emprego para Aposentado – Terceira Idade

Vagas de Emprego para Terceira Idade

A Lei n° 10.741/2003 – Estatuto do Idoso – traz direitos das pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. A legislação trata, ainda, do exercício de trabalho por essas pessoas, vedando a discriminação de idade máxima para assumir um emprego, por exemplo.

Assim, caso o idoso se depare com alguma discriminação, poderá receber indenização por danos morais e materiais. E, em vista de que muitos idosos já aposentados ainda trabalham, o Poder Público deve fomentar vagas de emprego para aposentados e idosos.

vagas-de-emprego-terceira-idade

Infelizmente, é uma regra geral de que o valor da aposentadoria muitas vezes é insuficiente para que o idoso consiga manter a sua própria subsistência. Logo, a necessidade de vaga de emprego para aposentados é uma realidade.

Aposentados: vagas de emprego

Muitas empresas têm optado por dar oportunidades para idosos, como o Pão de Açúcar, a rede de mercado Festival, a Pizza Hut, com funções compatíveis com a qualificação profissional e horários de meio período.

Há a possibilidade de existir vagas mais qualificadas para aposentados, mas essas pessoas devem estar devidamente capacitadas e qualificadas. Há chances, ainda, de vagas para aposentados em empresas de consultorias, assessorias, dentre outros.

Encontre vagas de emprego no site: www.vagasdeemprego.org

Para que o idoso consiga uma vaga no mercado de trabalho é preciso que ele se atualize. Saber usar o computador ou continuar realizando cursos pode ser um grande diferencial para o idoso.

Ainda, muitas empresas têm optado por contratar idosos, ante a experiência e maturidade que estes apresentam. Alguns especialistas indicam que o idoso não só procure um emprego que lhe dê direito, mas que tenha a ver com sua vocação, pois a atividade pode ser muito mais prazerosa.

Confira:  Aposentado Brasileiro pode Morar em Outro País?

Modelo de Currículo para Aposentado

vaga-de-emprego-aposentado-idoso

Desaposentação: vale a pena?

O Supremo Tribunal Federal já debateu o tema da desaposentação. Assim, o idoso que continuar trabalhando deve contribuir com o INSS e pagar imposto de renda normalmente. A decisão foi polêmica, especialmente em relação à contribuição do INSS. No entanto, o STF entendeu que na previdência social impera um princípio chamado “solidariedade”, ou seja, que ao continuar trabalhando, o idoso estará contribuindo com as futuras gerações.

Saiba mais: Desaposentação – Como Funciona, Solicitar

Saber se continuar trabalhando ou não depois da aposentadoria vale a pena é algo bem pessoal. Isso porque vai depender dos seus gastos mensais, do seu perfil, dentre outros inúmeros fatores. Ademais, é possível que ao continuar contribuindo com a previdência social você consiga melhorar algo na sua aposentadoria futuramente.

Mas para quem quer uma vaga de trabalho para idoso, deve saber que existem diversas opções no mercado, nos mais diferentes segmentos. Há, ainda, projetos que tramitam no Congresso Nacional permitindo que a contratação de idosos gere incentivos fiscais para as empresas.

Deve-se considerar que considerando a reforma trabalhista e a reforma da previdência que o governo federal pretende fazer, certamente será necessária alguma política que melhore as oportunidades de emprego para idosos, sob pena de existirem muitos idosos desempregados e sem qualquer perspectiva de melhorar de vida ou, ainda, de terem uma velhice saudável e tranquila, como preconiza o Estatuto do Idoso.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *