Vale Cultura 2018 – Saldo, Consulta, Cadastro

O que é vale cultura?

O Vale-Cultura foi instituído pelo Programa de Cultura do Trabalhador, através da Lei n° 12.761/2012. Embora muitas pessoas achem que o Vale Cultura vai acabar, ele foi instituído por lei. Logo, é necessária outra lei para acabar com esse programa.

vale-cultura

Por meio do Vale Cultura o governo federal fez parcerias com empresas privadas, a fim de que caso elas concedessem R$ 50,00 para gastos com cultura por seus funcionários, receberiam em troca benefícios fiscais.

A renovação desses benefícios para 2018 deve ser divulgada pelo governo federal, independentemente disso, as empresas têm, de qualquer forma, benefícios sociais e trabalhistas.

O programa foi instituído objetivando propiciar maior qualidade de vida e de lazer para as pessoas. Ou seja, lazer saudável e que realmente acrescente na vida dos trabalhadores e de suas famílias.

Infelizmente na atualidade a cultura brasileira é deixada um pouco de lado por diversos motivos. Um deles é a falta ou limitação de recursos, o que deixa o lazer e a cultura por último na lista de prioridades de muitos brasileiros.

É por isso que o vale cultura é muito mais importante do que muitas pessoas imaginam.

Para que serve o vale cultura 2018? Como fazer cadastro?

Como o orçamento das famílias brasileiras é curto e muitas vezes insuficiente para alimentação, moradia e outros gastos imprescindíveis, o lazer muitas vezes ficava negligenciado.

Desse modo, o vale cultura tem a intenção de levar um pouco mais de cultura, informação e diversão aos trabalhadores. Com os R$ 50,00 é possível comprar livros, ir ao cinema, participar de mostras e exposições, adquirir músicas, instrumentos musicais, dentre outros.

Caso você trabalhe com carteira assinada e não receba o vale cultura, procure os seus direitos e exija o benefício.

Confira:  INSS Benefício Maternidade

Você não pode comprar outros bens ou objetos com o dinheiro do vale cultura. Por exemplo: você não poderá fazer uma compra de alimentos no supermercado com o vale cultura e nem sequer adquirir eletrodomésticos e outros tipos de insumos desse gênero.

Há essa vedação justamente para que se cumpra a finalidade de estimular as pessoas a investirem o dinheiro com produtos culturais, fazendo com que sintam prazer e tenha a oportunidade de terem boas experiências com o vale cultura.

vale-cultura-cadastro

Vale cultura 2018 Quem tem direito?

Terá direito ao vale cultura o trabalhador que labora com carteira assinada e em empresas que participem do programa. Ou seja, não será toda a empresa que oferece vale cultura.

Em regra, as empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos seus funcionários oferecem o vale cultura.

Receberá o vale cultura quem ganha até 5 salários mínimos mensais.

Quem paga o vale cultura são as empresas, por meio de cartão emitido por operadora de cartão, como Visa ou Mastercard, por exemplo.

Onde usar vale cultura 2018?

O vale cultura é bem aceito no comércio físico e da internet. Mas você só pode usá-lo em empresas que tenham produtos culturais. Vale mencionar que o vale cultura não é nenhum tipo de benesse relacionada ao direito trabalhista.

Como aceitar o vale cultura?

A empresa deve procurar as operadoras do vale cultura e fazer o cadastro.

Vale cultura para servidores públicos: é possível?

Não há nenhum impedimento que servidores públicos recebam vale cultura. No entanto, aderir a essa iniciativa vai depender de cada ente da federação e deve ser aprovada por lei.

Aposentado recebe vale cultura?

Não há qualquer exigência da lei em relação aos aposentados quanto ao recebimento do vale cultura. No entanto, aposentados do INSS não receberão vale cultura, pois, como já mencionado não é benefício do governo, mas uma contribuição do empregador para com os funcionários.

Confira:  Auxílio Doença para Aposentados

vale-cultura-consulta-saldo

Vale cultura Cadastro

Quem deve cadastrar o vale cultura é a empresa. Logo, é só entrar no link http://vale.cultura.gov.br/e inserir os dados da empresa beneficiária do programa. É ela que fará o cadastro dos seus funcionários.

Depois, cada funcionário receberá um cartão, o qual deverá ser desbloqueado e realizada a senha conforme as regras de cada operadora de cartão.

Consulta de saldo Vale cultura 2018

Para consultar saldo vale cultura, você deverá verificar primeiramente qual é a operadora de cartão vale cultura, como Sodexo, Allelo etc.

Com base nisso, deverá entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor dessas operadoras e verificar qual é o procedimento para consultar o saldo do vale cultura.

Como se vê, o vale cultura é efetivamente muito importante para contribuir para uma sociedade com mais cultura e entretenimento de qualidade para todas as camadas sociais brasileiras.

Se você ainda não recebe o vale cultura, verifique junto ao seu empregador a possibilidade de a empresa onde você trabalha passar a participar dessa iniciativa tão interessante que é o vale cultura. Saiba mais e consulte o saldo acessando o site: www.bolsavalecultura.com.br

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *